terça-feira, 4 de agosto de 2015

under pressure


título alternativo: prendas domésticas com vaneça negão 
episódio de hoje - panela de pressão

Migas, eu não sei nem o que dizer pra vocês. Comecei a usar panela de pressão com uns 14 anos e nunca fui amedrontada por ela, é só uma panela que precisa de um pouco mais de atenção e uma pequena dose de respeito.

As duas únicas coisas que minha mãe me ensinou: manter a borracha nova e a válvula de escape de ar desobstruída. A borracha é fácil. A maioria dura bastante tempo e a panela nem pega pressão se ela estiver ruim. O perigoso mesmo é a válvula ficar obstruída, mas é TÃO SIMPLES ver se não está, que não vale o desespero. Pega a tampa da panela e coloca virada ao contrário debaixo de uma torneira e deixa cair um pouquinho de água no furo. Se a água passar e sair do outro lado, tcharaaaaam, tá aberto o furo. 

O desafio é dosar a consistência do que você está cozinhando, a quantidade de água na panela e o tempo na pressão. 

Eu comecei com batata, por exemplo, no método clássico. 

- coloca a batata na panela
- cobre com água
- encaixa bem a tampa
- coloca o pino sobre a válvula
- liga o fogo
- espera dar pressão
- conta a quantidade de minutos necessária
- desliga
- espera a pressão igualar com o ambiente
- abre
- vê se tá no ponto
- seja feliz

Vamos aos desafios:

A quantidade de água varia. Eu gosto de batata desmanchando, então eu faço SEM água, mas aí é level hard, vocês não façam isso. Quando eu tava começando, eu colocava muita água, além da altura das batatas. Porque a água evapora no processo e é aí que as coisas queimam ou a pressão desestabiliza. Tem outra coisa. Eu sempre morei em altitude grande, então as minhas coisas levam mil anos a mais pra cozinharem. Eu deixo a batata quase meia hora na pressão (quando cozinho com água), mas quem mora na praia teria que deixar bem menos. Aí você vai ter que aprender com a experiência.

Com a parte de encaixar a tampa, você não precisa se preocupar. Se ela não encaixar direito, a panela não pega pressão. Eu tenho umas 8 panelas diferentes em casa e todas elas só têm um encaixe, então se não prender o ganchinho no cabo, certeza que não prendeu a tampa. Pode ir treinando no dia a dia até ficar craque.

Colocou a comida, encheu de água, tampou? Liga o fogo. Que altura? A que você quiser. Quanto mais alto, mais rápido pega pressão, eu prefiro. O tempo você conta assim que pegar a pressão. Deu cinco minutos e pavor de morrer? Desliga o fogo pra conferir o cozimento. Não deu pavor, espera mais cinco. Dependendo da altitude do seu lar, tá suficiente.

Agora a parte tensa: abrir a panela.

Seguinte: você desligou o fogo, a pressão vai continuar saindo como estava por alguns segundos, depois a panela vai parar de chiar. Ainda não estabilizou a pressão. Se você tem medo, deixa a panela lá mais uns 5 minutos (lembrando que a coisa lá dentro ainda está cozinhando) e a pressão estabiliza naturalmente. Dá um toquinho no pino da panela e você vai ver que já não escapa mais ar. Pode abrir a panela sem medo de ser feliz. Se parecer que a tampa está colada, não force. Isso só quer dizer que ainda tem mais pressão dentro que fora, então deixa ela lá quieta mais um pouco.

Se você não tem medo, dá uma entortadinha de leve no pino assim que desligar o fogo. A pressão vai sair mais rápido de lá de dentro, você vai sentir a água borbulhando lá dentro. Mas, miga, só faz isso se você tiver controle da situação, porque aí cê pode acabar desequilibrando o balanço da coisa (eu nunca consegui isso) e eu não sei o que a panela faria, mas pode ser que vaze batata pelo pino até seu teto. Eu faço isso porque meu eu interior já sabe quanto entortar do pino pra evitar desastres.

Se você dormiu e a água secou e tá tudo cheirando queimado, desliga o fogo e LARGA A PANELA LÁ, até a pressão estabilizar. No futuro, você será capaz de tacar a panela sob a água fria e interromper o processo de pressão e de queimadura, mas isso também é pros iniciados.

Minha mãe tira a panela do fogo e já taca debaixo da água, faz tipo um vulcão na cozinha, é sensacional. Não façam isso, senão as senhoras vão morrer de pavor.

Então resumindo: coloca a coisa, coloca a água, espera os minutos correspondentes quando pegar pressão conta o tempo, desliga o fogo, espera a pressão estabilizar, abre, seja feliz.

Batatas levam de 5 a 20 minutos, dependendo da altitude e do que você quer fazer com elas.

Lentilhas levam de 5 a 20 minutos, dependendo da altitude e da maciez que você prefere.

Feijão, se colocado de molho na água antes de cozinhar (as senhoras não me perguntem quanto tempo, porque eu não como feijão), fica pronto bem mais rápido, mas aqui nas alturas chega a levar 40 minutos. Como o feijão engrossa a água, eu recomendaria abrir a panela algumas vezes durante o processo pra evitar a surpresa de ver o fundo colado e transformado em carvão (quem nunca?). Depois de algumas tentativas, você vai descobrindo quanta água e quanto tempo precisa pra ficar no ponto que você gosta.

Eu faço inclusivemente arroz na pressão. Coloco meia cabeça de alho amassada, um fio de óleo, sal e o arroz. Coloco a outra metade do alho inteiro no meio, misturo tudo, coloco água um dedo pra cima do arroz. Ligo no fogo alto e conto 3 minutos depois da pressão. Desligo o fogo e deixo lá até a pressão sair sozinha. VOILÁ, arroz pronto, soltinho e temperado. Jogo azeite em cima e NHAM, como a panela inteira.

Agora que tô expert, quando quero fazer batata cozida temperada, descasco as batatas e forro o fundo da panela. QUEM ESTOU QUERENDO ENGANAR? Praticamente encho a panela. Coloco uma cebola inteira picada por cima da batata (isso é importante), sal ou algum tempero tipo sazón, ervas desidratadas e um pouco de óleo, tudo por cima da batata, sem deixar cair no fundo. NÃO COLOCO ÁGUA. Fecho a panela e deixo na pressão por 5 minutos. Abro, espeto a batata até o meio pra ver se não sobrou miolo duro. Se sobrou, mais 2 minutos na pressão, AINDA SEM ÁGUA. Mas foi difícil a sociedade me convencer da possibilidade de cozinhar na pressão sem água, viu? Então as senhoras só tentem isso em casa se estiverem dispostas a lidar com as consequências. 

O que aconteceria se desse errado?

NÃO SEI.

Nunca deu errado nada do que eu fiz na pressão. Quer dizer, eu já queimei muito fundo de panela, já perdi todo o feijão cozido (odeio feijão, odeioooooooo feijãããão) e hoje em dia não cozinho mais essa comida estúpida. Mas o que eu gosto de fazer eu não costumo errar. Nunca vi uma panela explodir, nunca fiz gêiser involuntário, então não sei. Eu realmente não tenho medo da panela, eu só respeito as leis da física (e vocês reclamando de ter que estudar na escola) e tudo funciona.

Panela de pressão é amiga do peito de quem tem pouca paciência pra ficar na frente do fogão, porque fica tudo mais rápido e - eu ouso dizer - mais saboroso. Você só tem que lembrar que tem coisa muito dura, que precisa de muita água e tempo (feijão) e coisa muito fofa (que não parece fofa) que precisa de menos água e tempo, tipo cenoura e abóbora.

Minha sopa favorita, que é mandioquinha, abobrinha e tomate é uma bença, porque você taca essas três coisas na panela com água, já com o fogo ligado, a coisa vai meique cozinhando enquanto você ainda tá jogando lá dentro. Termina de colocar tudo lá dentro, taca sal, taca cebola, taca cebolinha, fecha na pressão, espera 5 minutos, BUM, SOPA.

É mágico e não dá trabalho!111

01 receita

Tem uma coisa que eu curto +qd+ de fazer na pressão, mijadra.

O nome tá certo, migas.

Consiste apenas de arroz, lentilha e cebola.

Eu faço o preparo que eu faria pro arroz de todo dia, mas coloco o arroz e a lentilha pra cozinharem juntos, leva uns 4 minutinhos na pressão. Enquanto isso tudo tá acontecendo, eu coloco o óleo e a cebola em outra panela, pra fritar até caramelizar. Normalmente a cebola é feita em rodela. Depois que o arroz com lentilha já estiver cozido, você abre a panela e tem duas alternativas: se for pedreira, como eu, vira a cebola com óleo e tudo lá dentro e come direto da panela (serve no prato, né, mores, mas vocês entenderam). Se vocês for rica e tiver tempo livre, coloca o arroz numa travessa e vira a cebola em cima do arroz, já na travessa. TÁ PRONTO. Pra quem curte, coloca uma pimenta síria. Pra quem precisa de quantidades e etc, fique com o link do melhor site de receitas da internet.

E é isso, migas.

Siga o mantra da trindade: água, tempo de cozimento, estabilização da pressão e não tem motivo pra ter medo da melhor panela que a sociedade já inventou. 

Vocês deviam ter medo daquelas panelas de vidro, isso sim. Ou de le creuset, que leva um ano de salário do seu bolso.

HEH

Deu pra entender? Sobrou alguma dúvida? Vamo conversando e todo mundo me convidando pra comer suas maravilhosas comidas.

AHHHHHHHHHHHHHH! Não adianta me perguntar comofas: carnes, porque não sei. Nem frango? Nem frango. Em casa não tem dessas coisas.


¯\_(ツ)_/¯

*****

Falando em tutorial e perguntas e dúvidas, me digão uma coisa: vocês já quiseram me perguntar alguma coisa completamente fora de contexto? Tipo os absurdos que vocês me perguntavam no ask? Vocês quereriam um post no estilo? Pode perguntar por aqui, pode ser anônimo, pode ser no email. Se juntar, sei lá, umas 10 perguntas respondíveis (critérios, mores), eu faço um post sobre elas e já é um dia a mais de BEDA, né?

SÓ POR HOJE!