segunda-feira, 25 de março de 2013

ciência exata

make a wish, motherfucker

Eu não sei como tudo começou. Alguém provavelmente tirou o microondas (suck it up, bitches) da tomada pra colocar qualquer outra coisa mais útil no lugar e foi assim que ele ficou uns 3 meses com a tela mostrando apenas dois pontos em vez de mostrar as horas.

01 sonho: uma casa com tomadas suficientes em todos os cômodos, de modos que não haja necessidade de rodízio ou de plugs ou Ts para tomadas. Se tem uma coisa que me dá aflição nessa vida é mais de um negócio movido à energia elétrica em uma tomada só.

E se tem uma coisa inútil, que ocupa espaço e tomada, essa coisa é microondas. Serve pra nada. Esquenta as coisas em modo lava na beirada e modo geleira da Sibéria no meio, deixa tudo borrachudo, queimado, horroroso e nem a água esquentada lá serve pra nada, já que está fervendo-vou-te-derreter em um segundo e fria como antes do processo no outro. Houve um tempo na minha vida em que o acendedor automático do forno queimou e eu tinha que cozinhar no microondas e até bolo eu fazia. Fico muito feliz que esse tempo triste tenha terminado.

O caso é que depois de uns três meses de “putz, ninguém arrumou o relógio do microondas ainda, preciso lembrar de fazer isso", eu fui lá e arrumei. Fora o fato de alguém tira-lo da tomada, qual é a outra coisa que faz o relógio sumir? Poizé, cheguei em casa no mesmo dia e FUÉÉÉÉÉN, sem energia elétrica.

Obviamente, o pensamento bonito que me ocorreu quando a energia voltou foi “má que beleza, eu mal tinha acabado de arrumar essa %$¨@$#".

Ok, vinte e oito anos se passaram. Num dia em que eu me atrasei como nunca, fui lá e arrumei o bendito do relógio de novo, pensando “se essa porcaria estivesse ligada, eu teria me apressado”. Quiqui aconteceu no dia seguinte, meus amiguinhos? A.energia.acabou.

E assim foi. Eu acertava o relógio, a energia acabava em menos de 72 horas, o negócio ficava trabalhado nos dois pontinhos uma eternidade, eu arrumava, a energia acabava e eu muito me divertia pensando “má que força cósmica rege esse eletrodoméstico do mal?”.

Aí nos mudamos de casa e ninguém usa mesmo essa porcaria pra alguma coisa mais útil que esquentar água, com o plus a mais de a gente ter agora um forno digno de programa de culinária, de maneiras que o microondas ficou rodando como Berenice pela cozinha até achar um lugar pra chamar de seu. Nessas mudanças, eu me lembro de ter acertado o relógio duas vezes. Obviamente a energia acabou nas duas vezes. A última vez, inclusive, com todo mundo em casa. A gente tá tão escolado nesse negózdi acabar a luz e queimar tudo que tem pela casa quando volta, que sai um desligando disjuntores, outro pegando lanternas, outro acendendo velas e em menos de um minuto a casa tá toda preparada pra sobreviver à catástrofe da falta de energia, todo mundo reunido na sala, todos os animaizinhos contados e localizados. Fomos altamente treinados – e postos à prova – pra essa situação.

Essa última queda de energia aconteceu há mais ou menos uns dois meses. E, desde então, o reloginho do microondas estava adormecido.

Como também acontece na minha casa o incrível caso dos relógios de ponteiros que sofrem de morte súbita, nenhum dos TRÊS relógios da cozinha estava funcionando. Eu estava perdendo a hora no café da manhã (me deixa) e quarta-feira resolvi fazer o que? O que? O QUE? Acertar o relógio do microondas. Ao fazer isso, eu só conseguia pensar “ai, caramelos, vai acabar essa energia na hora mais errada da semana, tenho certeza”.

Quinta-feira, estou eu na santa paz do meu trabalho, meu telefone toca e é minha mãe CHORANDO.

- deu um problema no meu débito automático em dezembro, eu não vi e a companhia de energia elétrica desligou nossa energia por 24 horas.

AHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHA

Tá, na hora eu não ri, até porque o desespero de babãe era inconsolável. A pobrezinha trabalha demais e, estando esse inferno dessa conta em débito automático, quem é que LÊ de fato a conta, né? E aparentemente é lá que vem o aviso de que alguma coisa está errada, ninguém viu e FOM. Fizemos 24 horas do planeta uns dias antes, porque somos vanguarda.

Não vou nem mencionar o incrível caso da menina que dirigiu por 25 quadras pra tomar banho num dia e pentear os cabelos no outro, porque sem energia elétrica nenhuma das duas coisas seria possível.

*****

No dia seguinte, com tudo de volta ao normal, eu estava andando pela cozinha arrumando a mesa pra comer, enquanto minha irmã estava sentada encarando o microondas. Olhei pra ele e pensei “nunca mais acerto o relógio dessa merda”. Mal acabei de pensar, ela diz de maneira muito fofa “quem foi o IMBECIL que arrumou esse relógio? Não deu pra perceber que é arrumar isso aí e a energia acaba?”. HAHAHAHHAHA. Achei que eu era a única doente da família. Aparentemente todo mundo reparou a pequena relação de causa e efeito. E agora tem uma lei nova lá em casa: nada de arrumar esse bendito relógio. NUNCA MAIS.