quinta-feira, 18 de setembro de 2014

15 filmes

Eu não uso maquiagem, eu posto foto do RG, todo mundo sabe que eu vejo 3643454 séries. Então pânico mesmo eu senti quando fui desafiada no feici pra fazer post sobre 15 filmes que eu goste. (By the way, Maely, cê tem blog pra eu linkar?) Eu só vejo bagaceira, gente. O negócio começa a ficar tenso e eu já quero morrer, tipo A Órfã. Tem necessidade aquele filme? Outro dia assisti um, acho que chamava Awake. PELAMORRRR. E eu posso assistir 10 horas seguidas de Game of Thrones, mas nada me segura vendo o Senhor dos AnzzzzzzzZZzzzzzZZZ, compreende?

Então vão aqui 15 filmes que todo mundo já viu e não tem orgulho nenhum, mas são aqueles que me fizeram sair de casa (mentira) e comprar o dvd (comprei tudo online). Não é que eu tenha só esses 15, mas os outros todos dão uma vergonhinha de postar.

Vou usar os nomes em inglês por uma razão bem simples: fica mais fácil pra quem quiser baixar. E porque tradução de nome de filme é um cocô mole mesmo, sou pedante, e você que é feio?

E vou deixar os Harry Potter tudo de fora mesmo, porque eu sou dessas que encara como livro e não como filme.

1 - 13 Going on 30 (De repente 30)

Eu posso ter que acordar cedo amanhã, eu posso ter visto ontem, eu posso estar ocupada com outras coisas. Mas quando esse filme reprisa na tv, eu tenho que parar e assistir. De vez em quando eu vejo pelo dvd também. Eu sempre me identifiquei muito com a pessoa que tem a vida cagada aos 13 e não vê a hora de ser adulta e ficar livre do desespero todo. Não acho que eu namoraria um babaca, pararia de falar com meus pais (até porque os 30 já foram faz tempo e nada disso aconteceu), mas eu consegui ficar presa no ~amor do passado~ e ver escapando da minha mão, ao contrário da Jenna. Ficção 10, realidade 0.

*xora*


2 - Big (Quero ser grande)

Se a pessoa foi criança nos anos 80, ela ama esse filme. Veja aí um padrão, né? 01 infância bem sucedida, só que nunca. Pelo menos eu sei que não estava só, já que todo mundo queria se livrar logo dessa fase medonha da vida. Vou te falar pra vocês, acho que ainda hoje, se eu visse uma máquina Zoltar, eu me borraria. Já pensou se acontece o contrário e eu tenho que ser criança de novo? Deus me livre.

maturidade

3 - Crazy, Stupid, Love (Amor a toda prova)

Eu realmente não consigo lembrar o que foi tão impactante nesse filme (parabéns), mas eu coloquei o nome na lista de espera pro lançamento assim que saí do cinema. Achei tudo maravilhoso, o jeito como tudo na vida parece ser uma grande falta de conversa, de timing e de amor, já que o personagem do Ryan Gosling vai de cafajeste a romântico em menos de duas horas, devolvendo a todos a fé no amor. Na época, o filme não saiu em dvd, só em blu-ray (hoje em dia não sei se já tem dvd) e eu comprei mesmo sem ter onde assistir (agora já tem), de tanto que eu amei.



4 - Easy A (A Mentira)

Assisti esse na mesma semana que assisti ao anterior, numa época em que as pessoas andavam me acusando de roubar maridos alheios e, vejam que loucura, nunca peguei homem casado na vida. Inclusive, recentemente tava amando e o fofo começou a namorar outra (sempre outra, nunca eu, obviamente) e nem oi eu falo mais, que é pra pessoa não vir me acusar de insinuante. Porque ela vai, viu? Ô SE VAI. Então o filme aí pode estar na faixa etária errada, mas tá na faixa catastrófica certa. Amo muito, sempre amarei e as cenas com os pais da Olive são as melhores em todo o universo. (Evitando spoiler caso alguém tenha cometido a façanha de chegar aos dias de hoje sem ver o filme.)



5 - Frida

Esse filme acabou com a minha vida por dias, por semanas. É claro que eu já tinha visto obras da Frida e também é claro que eu já fui mais bocó que hoje em dia, de modos que eu achava pesado demais, baixo astral demais e pensava "mas tem necessidade esses quadros?". POIS TINHA. Assisti o filme assim meio sem vontade, essas coisas de biografia me cansam um pouco. Mas a história foi acontecendo e eu fui sofrendo e fui entendendo e fui pensando que o mundo é mesmo muito injusto e que ainda bem que aquele Diego já morreu, senão eu iria pessoalmente esbofeteá-lo. Amo muito a Frida hoje em dia, se alguém fala o nome dela, eu já tô lá. Amei o dvd tanto que comprei dois. Um mês atrás finalmente dei o outro de presente, pra alguém que amaria a Frida tanto quanto eu. Dica: sijoga na trilha sonora.



6 - Intouchables (Intocáveis)

Aquele filme que todo pedante disse que amava em 2012? 2011? Sei lá que ano? Mimimi que história comovente e etc. Olha, eu resisti o quanto pude a esse filme, porque é verdade: eu odeio drama. Sei nem como assisti Frida até o fim. E tinha o maior pavor de esse filme ser miserável, ai meu deus, o cara não se mexe, como vamos proceder? Aí assisti e saí correndo pra comprar o dvd. Meu pai viu e ficou reclamando três dias "pelamor, pra quê comprar esse tipo de filme? A vida já não tem desgraça suficiente?" (veje os genes em ação). Aí eu falei pra ele que ele riria por duas horas vendo um filme de desgraça se desse a chance. E riu mesmo, eu escurava do meu quarto.



7 - Just Like Heaven (E se fosse verdade)

Eu nem curto muito o Hulk, mas magina se gostasse? Tá ele de novo na lista. Eu não sei a razão de amar tanto esse filme, mas amo. E olha que nem sou muito fã da Reese com sua colher, mas a história toda, da incredulidade a ele tentando salvar a vida dela, acho muito bonitinho. O final é a melhor parte de todas, MIM DÁ AQUELE TELHADO. Sei lá, sou apaixonada pela ideia do telhado.




8 - Kate & Leopold

O filme do elevador ♥. Hahaha esse é o comentário mais idiota sobre esse filme, eu sei, mas eu amo o filme do elevador. Esses filmes fora da casinha em que uma pessoa de uma época vai parar em outra têm meu coração já de início. Eu nem sabia quem era Rugue Jequiman, nem achava ele bonito, peguei o filme na locadora porque era o último filme na área de comédia romântica que eu não tinha assistido. Já assisti umas 498 vezes depois disso, amo em todas.



9 - Meet Joe Black (Encontro marcado)

Eu comecei a ver esse filme umas 200 vezes. Mas todas elas na tv a cabo, dublado. Gente, cêis já viram esse filme dublado? Não tem condição. Não tem emoção. E a cena do café (no começo) é muito longa, então eu não conseguia chegar no fim dela nenhuma vez, de tanto ódio. Um dia tava passando na Americanas e vi o dvd por déizão e pensei "se for ruim, pelo menos não foi tão caro. Eu não imaginei que demorasse 8 horas pra chegar no final, mas isso nem foi um problema, porque a história era boa demais. A atriz principal podia só parar de atuar pra sempre, porque é péssima, mas Brad Pittilson carregou esse filme nas costas e tornou-lho amor.



10 - Once (Apenas uma vez)

Não consigo explicar o motivo de ter gostado desse filme, porque ele é EXATAMENTE o tipo de filme que eu odeio quando acaba. Mas nesse caso, eu gostei. Eu não tinha ido pra Irlanda ainda, então não é isso. Também pode ser a trilha sonora, né? Se bem que nem a trilha sonora salvou um filme como Inside Llewyn Davis, que também é desses que vão do nada pra lugar nenhum. Não sei. Só sei que tenho o dvd.



11 - Serendipity (Escrito nas estrelas)

OMG Sara Thomas. Fosse possível buscar no endereço antigo do blog todas as histórias envolvendo a pessoa que chamei de Sara Thomas por causa desse filme, nossa. Sara imaginária (q) ainda está na minha vida, ano passado fez um estrago imenso com esse negócio de "o que o destino quiser" (Sara é um moço, no caso. Com o qual eu não me envolvi romanticamente, no caso. Mas a história é muito complexa e sempre que Sara macho aparece na minha vida (o impressionante é que nem o telefone desse infeliz eu tenho, nem amigos lugares em comum a gente frequenta e vira e mexe eu trombo nesse rapaz e sei que LÁ VEM A VIDA, DESCENDO O MORRO DA VÓ SALVELINA). 

Aaaaanyway, apesar de não suportar a vibe Sara Thomas na vida real, eu amo esse filme e como ele acontece de uma maneira muito maravilhosa, lembrando sempre que homem é tudo retardado e prefere casar com qualquer uma pra não ficar sozinho a esperar pra sentir amor de verdade. 01 lição de vida.



12 - The Curious Case of Benjamin Button (O curioso caso de Benjamin Button)

Eu amei esse filme nível sair lendo tudo a respeito, inclusive o conto original do qual a história foi adaptada. Dei aquela desidratadinha no cinema, especialmente porque além de mim, tinha apenas mais um velhinho na sala e o velhinho ficou comovidíssimo, aposto que pensando em como seria bom se a vida dele estivesse começando, em vez de terminando. Até hoje eu amo a história, mas não assisto com muita frequência. Não só porque demanda tempo demais de vida, mas também um equilíbrio emocional que é quase impossível atingir.


13 - The Emperor's New Groove (A nova onda do Imperador)

Pra evitar que a lista contivesse apenas filmes da Disney, escolhi só um e justamente um sem princesa. É só o desenho mais engraçado que você vai ver na vida. Kronk é o melhor personagem que já existiu e eu sou eternamente grata aos dois dubladores que eu conheço por terem feito com que ele fosse tão sensacional. A história toda é incrível, todos os personagens são maravilhosos e até o momento de tensão antes do fim é suportável, não é um irmão urso ou wall-e da vida, pra acabar com o nosso dia e com o estoque de lágrimas. Vejo 20 vezes por ano, se deixar.



14 - The Lakehouse (A casa do lago)

Um filme inteiro dedicado à falta de timing, amor à distância, um livro viajante de Jane Austen, sendo esse mesmo livro Persuasão (falta de timing na falta de timing, 01 belo inception) (PERSUÊI-CHÔN) (q), não tinha como não amar. Eu vi em casa, um dia que todo mundo viajou e foi ótimo, porque eu chorei umas três horas. Se você pensa que só foi ruim minha infância, pois a vida adulta foi também. Agora não é mais, porque não me relaciono amorosamente com ninguém. Mas se eu tentasse, seria falta de timing, de amor e de Jane Austen. Melhor não.



15 - The Losers  (Os perdedores)

Eu NÃO ACREDITO que essa é a única comédia bagaceira na lista. Provavelmente porque estou com a memória estragada. Mas esse filme é muito maravilhoso, apesar de não chegar nem perto de passar no bechdel test (e que filme passa, não é mesmo?). Mas esse filme tem Jeffrey Dean Morgan, Idris Elba e ♥Chris Evans♥ fazendo papel de bocó, não tinha como ser ruim. Passa toda semana na Warner e eu sempre pego na mesma parte, no don't stop believing. E, pelo menos essa cena eu tenho que ver até o final.

ai meu corassaum

É isso. Ficam as menções honrosas para The Decoy Bride e Austenland, MARAVILHOSOS, porque neste país não vendem os dvds. Mas mamai está indo pra Europa e em 2015 eu posso fazer outra lista com essas boas dicas pra vocês hahahaha.

O melhor é pensar que se alguém cogitou ler até o fim pra ver se salvava UM filme que fosse, perdeu tempo.

Bgs miu.