terça-feira, 8 de dezembro de 2015

otis e sua vida em vão



Eu tinha que ir no primeiro andar de um prédio, cuja fila do elevador está sempre imensa, mesmo que a maioria das pessoas tenha que ir sempre só no primeiro andar mesmo. Desde a primeira vez que fui lá, só subo de escada. Não julgo quem sobe de elevador. Tem dias - como hoje - em que minhas articulações estão tão sofridas que 10 passos já parecem provação, e não tem quem diga com a minha cara rechonchuda e saudável. 

Bom.

Cheguei lá, entrei no prédio, desviei da fila gigantesca do elevador, subi as escadas e, pra minha surpresa, precisaria levar um documento no último andar do prédio. Avaliei as possibilidades e decidi esperar pelo elevador ali do primeiro andar.

Como eu sou muito inteligente e sei que em andares com dois botõezinhos a gente aperta aquele para a direção pretendida, apertei o botão com flechinha pra cima. Sei que parece um conceito óbvio, mas anos trabalhando em prédios me mostraram que as pessoas apertam os dois botões achando que chega mais rápido, ou apertam o botão de cima quando querem descer, porque estão avisando ao elevador que ele precisa subir.

HAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHA

Sério.

Mas eu sei usar o elevador e estava solitária no corredor, observando o botãozinho da flecha que aponta pra cima aceso.

Chega uma véia.

A véia olha o botão, olha pra mim, respira fundo, abre a boca:

- você apertou o botão de cima por quê?
- porque eu quis.

Ah, cara, pelamor. 

- mas esse botão é pro elevador subir.
- é memo?

Véia, pls.

- pra que andar você vai?
- desculpa, mas isso não é da conta da senhora.
- eu só preciso descer um andar.
- que bom pra senhora, eu vou pro último andar :)

Comecei a ficar bem humorada e espalhar alegria, né?

- MAS EU PRECISO DESCER!!!!
- então é só a senhora apertar o botão com a flecha pra baixo e esperar quando ele voltar.
- mas o meu é um andar só, você tem que me deixar descer primeiro!
- infelizmente, não é assim que elevadores funcionam.

A véia bufa.

O elevador chega e a véia se joga na minha frente, se atira lá pra dentro e espanca o botão do térreo, como se não houvesse amanhã. Ainda assim, obviamente, o elevador começa a subir. Aperto calmamente o botão do andar onde vou descer e a véia vai a viagem toda berrando que o mundo tá perdido, que ninguém é capaz de fazer favor pros outros, uma caridade.

E eu vou aqui reclamando que no ano do senhor de 2015 as pessoas ainda não aprenderam a usar esse negócio complicadíssimo chamado elevador.