segunda-feira, 1 de junho de 2015

crapping rules

todo mundo deveria ter cabelo azul


O primeiro blog de moda que eu comecei a ler, provavelmente como todo mundo que tem teia de aranha na internet, foi o Hoje Vou Assim. Mais porque eu achava a combinação de roupa tão bizarra do que por qualquer outro motivo. Eu sempre gostei de usar estampa, de usar calça 3 vezes maior que eu, de misturar coisas que normalmente ninguém usa. Paguei o preço por isso na aborrescência, quando os pais das minhas amigas me chamavam de esquisitinha e achavam que eu era má influência. Acabei me conformando e ficando mais... "normal" ao longo do tempo. Não dá pra dizer que uma pessoa que usa jeans e tênis 90% do tempo tá revolucionando muita coisa.

Bom, pois o blog (HVA) foi evoluindo, foram nascendo outros, eu fui mudando minhas razões pra acompanhar um blog de moda. Eu passei a procurar influências do mundo real. Sabe aquele pensamento "nossa, nunca tinha pensado em combinar dessa forma"? Cris dizia que não usava maquiagem, tinha muito jeans, muita camiseta, muito casaco, muito tênis. Era uma moda possível pra vida, que só dava uma modernizada naquilo que a maioria de nós veste quando sai de casa de manhã.

E é justamente por isso que esse não é mais um dos blogs que eu acompanho. Quando a moda dessas meninas ultrapassa a vida e começa uma coisa ~tendência~, eu não me interesso mais. Se eu quisesse ver moda conceito, eu iria a desfiles, eu assinaria a Vogue. Eu quero ver como manter a graça nas roupas vivendo de loja de departamento, trabalhando em escritório, no comércio, em lugares que a nossa sanidade mental é questionada se a gente aparece com uma daquelas pantalonas curtas (deus me livre) ou com sobreposições meio fora do padrão ou, sei lá, com uma saia 3 palmos pra cima do joelho. Miga, a gente adoraria, mas é inviável pra nossa realidade.

Outro dia vi uma blogueira de média expressão (aparentemente não vive do blog, mas tem nome conhecido) falando que era um a-be-sur-do as meninas se fotografarem com roupas de dia a dia, porque kd inovação? Inovação tá lá no sartorialist, fofa, pra quem pode tacar um casaco de pelúcia com um shortinho e sandália com meia e sair na rua sem medo de ser feliz. Quem tem que levantar de manhã, pegar um ônibus (ou até mesmo seu carrinho), ir trabalhar, dividir escritório, atender pessoas, almoçar na praça de alimentação ou no restaurante por quilo da quadra da frente não pode se dar ao luxo de sair de casa parecendo uma palhaça, que só ficaria bonita no meio de um ferro velho, com as duas mãos na cintura pra favorecer a saboneteira, as pernas abertas pra parecer mais magra e com um shot de baixo pra cima pra parecer uma girafa, depois de passar 3 horas da manhã lavando, esticando e babylissando o cabelo, pra parecer que todo mundo acorda igual à Gisele, né?

NÃO É POSSÍVEL.

Aí a gota d'água (quase literal) caiu essa semana. Caso minha mente permita, meu mestrado deixe e as meninas (eu não leio blog de moda de homem porque não gosto) continuem falando bobagem, talvez haja uma seção não periódica aqui, que não sei se chamarei de crapping rules (traduzindo eloquentemente o nosso maravilhoso cagando regra), ou se farei um shit blogueiras say

Não estarei estando dando nome aos bois, NEM ADIANTA VIR AQUI ENCHENDO A PACIÊNCIA PERGUNTANDO QUEI FOI. Vou dizer a bobagem e porque ela me incomoda e vocês fazem o que quiserem com essa informação. Menos vir defender a miga blogueira aqui, porque se você não concorda é super mais simples fechar a janela e ir doar arroz. Também é mais útil.

*****

A bobagem de hoje: brasileira lava o cabelo errado.

Ai.meu.fiofó.

Não sei quem foi que reuniu as blogueira tudo e falou "olar, vou ensinar aqui um troço bem imbecil pra vocês, olha só: taca shampoo num potinho, taca água, aí taca na cabeça. Depois faz a mesma coisa com o condicionador e enfia o cabelo no pote e fim, mas não pode ser todo dia, porque tá errado lavar cabelo todo dia".

QUEM DISSE?

Esta semana uma fia lá, crapping rules, falando "a brasileira tem mania de lavar o cabelo todo dia". Eu quase derrubo minha mesa ao ler essa sentença, mas ela já responde à própria indignação no mesmo parágrafo "aqui é quente a gente sua e..." E O QUE? E é por isso que as miga limpinha lavam o cabelo todo dia, amor. Porque alguém te disse que isso é ruim, cê vai dormir de cabelo sujo e deixar seu travesseiro um nojinho? Cê vai sair de casa e botar seu cabeção gosmento no meio do ônibus pra ajudar a dieta de todo mundo à sua volta com um cabelo formando gominhos da Mônica? Não, não vai. Se seu cabelinho termina o dia oleosinho e você lavou ontem, num tem mistério, LAVA DE NOVO.

As miga da lavagem diária estão condenadas a um cabelo bosta? Cê vai chorar se eu falar que não?

Meu cabelo é lindo, macio e brilhante, embora eu viva descabelada. Eu taco shampoo direto na cabeça sem potinho nenhum, lavo com Pantene, passo condicionador do jeito que eu quiser porque você não manda em mim, NINGUÉM MANDA EM MIM e, embora eu viva parecendo uma louca, todo mundo concorda com a qualidade inegável dos meus fiozinhos maravilhosos.

Não entendo a razão de as meninas não dizerem "isso é o que eu faço no MEU cabelo, funciona pra mim, pra minha rotina, pra região do planeta em que eu vivo e você tem que fazer o que é melhor pra você". E aí explica o que ela faz, pra todo mundo testar, que é pra isso que a gente vive na internet, copiar ideia das outras, até acertar no que funciona pra gente.

Tem duas blogueiras cujas roupas detesto, mas que curto muito como cerumanas que também foram pegas pelo inconsciente coletivo da semana do cabelo lavado no potinho que nem me incomodaram, embora eu ache todo mundo meio bocó e fique pensando na parte prática do procedimento de largar lá litros de água caindo do chuveiro, enquanto você enfia o cabelo no potinho. Num venha me falar "mas a gente fecha o chuveiro enquanto faz isso, depois abre de novo" se você não mora num lugar em que a água meique congela no cano, de modos que cada fechada de chuveiro significa 5 minutos de água caindo até que esquente novamente, fora o horror da água gelada de destruindo enquanto isso não acontece. E ó que eu não sou friorenta. Não é viável.

Agora se você falar que isso só serve pras fofa que aceitam a verdade universal de não lavar o cabelo todo dia, eu vou mandar você pastar (até porque nem assim).

Cê vê: aqui em casa mora trêis muié, correto? Todas dividindo DNA. Uma tem o cabelo tão fino que criou um desafio em certas aula de engenharia, já que ninguém conseguiu encontrar um instrumento capaz de medir uma coisa tão fina. Outra tem cabelo pra preencher a cabeça de 4 tiagos lacerda, numa espessura média. Outra tem um fio tão grosso que dá pra usar de varal e pendurar jeans. Cada uma tem uma cor natural, cada uma tem um hábito de química e hidratação, cada uma tem um... como chama quando é liso, enrolado, de ondinha? Aqui os cabelos não repetem. Assim como não se repetem os cuidados. Tem umas que ficam 4 ou 5 dias sem lavar o cabelo e você não nota, nem se ela te avisar você acredita que faz 5 dias que aquele cabelo não vê água. Tem outras que ficam uns 3 dias com dignidade total, mas no quarto dia cê começa a questionar suas escolhas de vida. E tem aquelas que lavam todo dia e se reclamar lava duas vezes no mesmo dia. E são todos cabelinhos que vivem ganhando elogios (o meu só pelo brilho mesmo, que acho essa coisa de pentear muito pentelha). 

Resumindo: todo mundo quer parecer bonita, né? EU, enquanto pessoa, acho que (grande) parte da beleza vem da LIMPEZA. Se você é linda mas dá pra ver que seu cabelo tá sujo (e, miga, dá pra ver sim, viu?), eu vou achar que você é mei preguiçosinha. Mas também vou achar que esse problema é 100% só seu, desde que você não venha me abraçar ou não taque esse cabelo na minha cara (tipo minha irmã costuma fazer com aquela juba de rapunzel o dia inteiro). Mas caso você ache que tá diboa o cabelo gosmento, cara, seja feliz. Quer lavar com shampoo de 2,50 o pote? Lava. Quer usar aqueles que tem que comprar fracionado pois ninguém tem mesada suficiente pra isso? Até eu já caí nessa. O importante é você testar o que é bom pra você e não ficar 4 dias sem lavar o cabelo só porque uma blogueira falou que tá errado.

Migas, vamo se ajudar.

Em breve, mais reclamação, pode ter certeza.