sábado, 28 de março de 2015

darth vader, era de aquário e minha mãe



Primeiramente bom dia eu queria estar avisando que:

a) minha mãe às vezes lembra deste blog e lho lê, de modos que eu peço encarecidamente que não leia este post ou leia com a mente aberrrrta;

b) eu já fui ALOCA dos star wars num outro momento da minha vida, que eu também era loca do futebol, do bon jovi, essas coisas. Aí quando fiz o desapego, fiz com força. Talvez eu fale grandes bobagens relacionadas a esse universo, calm your inner nerd e segue em frente, tem outras franquia, MAS NÃO ME CORRIGE;

c) se você realmente acha que sei alguma coisa sobre o que vem a ser era de aquário, cê lê esse blog de menos. Eu não sei nada de astrologia, não acredito nela (sóri scdd), uso para fins de entretenimento quando me convém. 

Tejem avisados.

Pois minha mãe é uma pessoa religiosa. Estou aqui usando religiosa num sentido amplo, já que não é aquele negócio de se enfiar na igreja. Eu sou uma pessoa cristã e espiritualizada e com pouca paciência pra rituais e paredes, minha mãe é uma pessoa religiosa. Compreenderam onde eu quero chegar? 

Pois ela vive VINTEQUATRO HORA DO DIA na vibe ~o que Jesus faria~, o que eu acho muito incrível e gostaria que fosse aplicado no mundo todo enquanto comportamento, porque faz com que você pense "hum, olha essa merda que eu tô fazendo, que horrível" e você pára e faz certinho. De atravessar a rua a falar mal do amiguinho, funciona pra tudo. Não tô falando de culpa cristã ou de moral pelo pecado. Tô falando só de gente mais legal que eu e você.

Masssssssssss, mamai também deixa a gente um pouco atordoado com esse ETERNO "omg, o mundo, gente". Tem dia que ela chora porque deu enchente e pessoas morreram. É a natureza, é Deus, é a lei da vida, é o acaso, é Darwin. O que quer que seja, não foi a gente que foi lá abrir uma torneira pra afogar os outros, compreende? NÃO DÁ pra ficar sentido. Dá pra se sensibilizar, solidarizar, mas se responsabilizar não dá.

Ok, isso era pra vocês entenderem minha mãe.

E eu, né? Porque eu choro no meio do Jornal Nacional quando pessoas levam bomba na cara na revolta do vinagre, choro quando o copiloto derruba o avião, choro quando o cara é tragado pelo buraco de drenagem, eu choro o dia inteiro e ninguém pode me julgar.

Então minha mãe, que já é toda das evolução espiritual, começou a ir num psicólogo que segue a mema vibe. E eu sei porque eu tentei usufruir dos seus silviços de psicologia e não obtive sucesso. Quando começou aquelas vibe de pessoa índigo, meu deus do céu, eu saí correndo e tô correndo até agora. Eu não consigo misturar as coisas, sabe? Psicologia holístico-espiritual me deixa nervosa, porque tudo que eu não quero é ser responsável pelos equilíbrio energético do mundo, meu problema já é carregar o bendito mundo nas costas, ME DEIXA PENSAR EM MIM SÓ UM POUQUINHO, nem que seja nessa uma hora semanal.

Pois minha mãe compreende o universo, o eu e tudo mais, acho excelente, porém temos discussões contendo argumentos como "é a era de peixes, né, gente?". E todo mundo faz cara de que entendeu como se aplica no contexto.

Ela não fica muito nesse negózdi signo - grazadeus, porque quem guenta "sou escorpião, vocês têm que entender"? eu não - então eu tento acompanhar. E aí ela fala de ciclos, explica tragédias, meio que tenta dar sentido pro que é horrível no mundo e a gente não aceita com facilidade. Eu cresci assim e acho reconfortante, até.

E, finalmente, minha mãe tem uma certa tendência nerd. Eu sempre morro de rir quando ela conta que meu pai convidou pra ir no cinema assistir "o retorno de jé-di" porque ninguém fazia a mínima do que caramelos vinha a ser um jedi, né? E ela curte esses negócio tudo, assiste com o meu irmão um trilhão de vezes, vê Doctor Who, os filmes da Marvel, etc. Sempre foi de ler quadrinhos, de ler em geral, mas com as limitações que os anos 70/80 tinham e tal. Ela teve computador antes de todo mundo, internet antes de todo mundo, email antes de todo undo, celular antes de todo mundo. Uma mãe que vive na atualidade e não precisa gritar "como quiusa esses feice?". Uma mãe tecnologicamente independente.

*****

Mas minha mãe não sente medo. Não tô falando daquela visão infantil que adultos são onipotentes e corajosos. Tô falando que minha.mãe.não.sente.medo. Não é que ela não demonstra, cara. Escuta aqui: ela não sente medo. O inconveniente disso é que nós, os filhos, também não estamos autorizados a sentir medo :)

BEM SIMPLES ASSIM.

Mais simples ainda se você pensar que eu sou tipo a terceira pessoa mais cagona da face da terra.

Eu tive que ter ajuda psicológica bem cedo na vida por motivos de pavor. Eu tinha pavor de dormir, porque eu achava que ia morrer. Eu tinha pavor de cachorro e me joguei de uma janela porque um pinscher monstro estava me seguindo. Eu tinha pavor de gato. Eu tinha pavor de cair, de tomar um raio na cabeça, de me perder, de descobrir que eu era burra, de ninguém gostar de mim. Mas num era assim uma dificuldade, um receio. ERA. PA.VOR. Até hoje eu sou extremamente bundona e tenho metade desses medos ainda em larga escala. Tem outros maravilhosos que foram adicionados ao longo do tempo, tipo levar um tiro (muitos assaltos, será? gente invadindo minha casa durante a noite, talvez?), morrer afogada (eu sei nadar), ter um choque anafilático (alergia eterna de um sistema imunológico sem controle), perder coisas (de modos que elas ficam em casa ETERNAMENTE e eu nunca uso, pra não perder [?]) e medos que não tenho coragem nem de escrever, porque acho que ficam reais.

E num é um medinho assim normal, que a humanidade tem. É um medo incapacitante, que às vezes me impede de ultrapassar os limites do meu lar.

Tenho pesadelo desde criança, viver dentro da minha cabeça é uma tortura.

E sou filha de uma pessoa que não sente medo.

Como eu vivo falando justificando coisas com a frase "mas eu tenho medo", um dia, no meio de uma conversa, minha mãe me solta "foi o medo que criou o Darth Vader". Eu e minha irmã paramos por um segundo, depois passamos 4 horas gargalhando sem fim. Foi só aí que eu reparei que ela fala isso o tempo todo. Num pode escutar alguém falando a palavra medo, que vem ela e o Darth Vader. Quando eu e minha irmã estamos sozinhas e uma diz que tá com medo de qualquer coisa, a outra já responde com "ó o lado negro da forçaaaaa" e a gente ri. Porque qual seria a alternativa?

*****

Eu sou uma pessoa ansiosa. Não sei se o medo vem da ansiedade ou a ansiedade do medo ou se é tudo frescura. Mas as coisa tão aí, acontecendo, sem que eu tenha muito controle a respeito.

Aí tava tendo uma semana especialmente merdona. Cheguei um dia em casa pra almoçar já gritando, chutando tudo e minha mãe fechando a casa com medo de os vizinhos chamarem a polícia, de tanto que eu berrava. Porque quando eu chego no limite o negócio fica feio. Eu sou um doce, muito educada, muito controlada. Mas se a coisa for atravessada demais, eu sou uma bomba QUE EXPLODE e fim. As vibe que eu emanei foram tão errada que estragou a comida tudo, estragou panela, estragou dia, estragou. Precisei de muita meditação e abstração pra voltar pro eixo naquela semana. Mas eventualmente voltou.

Tava tendo um dia até que bem mais ou menos, quando comecei a contar alguma coisa horrível que aconteceu (meu trabalho é horrível, não falta esse tipo de relato) e minha mãe me solta uma frase deliciosa pra uma pessoa ansiosa feat. cagona: POIS ONTEM COMEÇOU A ERA DE AQUÁRIO FINALMENTE, não pode mais bad vibes. 

Mãe, cê vai ter que desenvolver aí o raciocínio.

Ela disse que a era de aquário é a da transformação e tal, essa parte que todo mundo (?) já sabe. Mas aí ela me veio com umas ideia que ó, ACABOU COM A MINHA VIDA. "Na era de aquário rola uma potencialização da força do pensamento."

AH É, esqueci de contar que rola também uma neurolinguística ou sei lá o que raios, aquele negócio que diz que o cérebro não processa o ~não~. Se você pensa "não quero ser gorda", o cérebro ouve "quero ser gorda". Então você tem sempre que pensar no positivo "quero ser magra", "quero ser rica", "quero amor" e por aí vai. Minha família inteira é devota dessa chatice e putamerda, é difícil manter uma conversa sã com a pessoa se você não pode dizer "não quero feijão", sabe? Porque não pode usar nada negativo "quero sem feijão" também não serve. Cara, sério, que viaAAaAAaAAgem. Mas é assim que a banda toca aqui.

De modos que, dando continuidade ao raciocínio da potencialização do pensamento, a gente não apenas tem que pensar nas coisas com cuidado, a gente tem que pensar com cuidado E NO POSITIVO. Porque pensou, o universo convergiu no pensamento E PÁ. Tipo ontem que eu pensei um negócio que eu queria, mas esqueci de avisar o universo que era PRA MIM e vi acontecendo com outra pessoa, enquanto eu tomava no fiofó de forma não prazerosa, concomitantemente. Tem que ter cuidado aí com esses sms pro universo, que ele visualiza LITERALMENTE.

Então, naquele momento, mamai ficou umas meia hora filosofando sobre a era de aquário e pensamentos, dizendo que tinha que mentalizar os desejos, tinha que mentalizar positivo, tinha que mentalizar coisas boas, porque quando a gente mentaliza coisa ruim ou idiotices ("queria estar morta") o universo não consegue separar o pensamento de você, então respinga pra tudo que é lado, inclusive o seu. Vamos aqui fingir por um momento que eu não estivesse emanando extrema negatividade pra c e r t a s p e s s o a bem antes de essa conversa começar e talecoisa.

Daí, quando eu já tava com 38 tipos de desespero mentalizatório, ela conclui: E NÃO PODE SENTIR MEDO, porque o universo não entende o que é medo e o que é desejo (tudo é dor e toda dor vem do desejo de não sentirmos dor, já copiou Renato Russo de alguém que não sei quem era) e, se você sente medo, ADIVINHA: é igual desejo e vem dirrrrlizando a desgraça na sua cabeça.

JÓIA, NÉ?

Pega aí então uma pessoa ansiosa, mistura com uma vibe de cagona, lembra que ela sente culpa até por estar gastando oxigênio e diz pra ela que não pode pensar negativo NEM ter medo e nossa, fica bem simples de viver, fica firmeza, fica MA.NEI.RO.

"Preciso avisar pro seu irmão e pra sua irmã, porque é importante todo mundo mentalizando positivo e wah wah wah wah" eu já não tava ouvindo mais nada. E, serião, ela ligou pro meu irmão lá do outro lado do oceano pra avisar. Avisou minha irmã assim que botou os pé em casa. ERA DE AQUÁRIO, GALERO. Sivira.

Só quero dizer pra vocês que esta última semana, que foi a semana que eu conscientemente vivi na era de aquário, meldels, essa semana foi uma merda. Eu tive só umas 8 crises de ansiedade e aí quando dava medo de, sei lá, tirar zero na prova de estatística, eu pensava PUTAMERDA ZERO COM UM NA ESQUERDA ZERO COM UM NA ESQUERDA ZERO COM UM NA ESQUERDAAAAAA. Agora cê reflita se a pessoa que passou 52 horas estuando tá em condição de se apegar a detalhes técnicos de mentalização pra não estragar a nota? E as fórmula tudo que eu tinha que decorar? E lembrar como calcula a ESPERANÇA? SOS. E eu tô usando o exemplo mais bocó que eu consegui encontrar, que é pra não assustar ninguém.

Aí é isso. Eu tô no looping do desespero, porque eu penso na vida como um todo (e ela não está sendo fácio), aí eu fico nervosa porque eu não posso ficar com medo, daí eu fico com medo de ficar com medo, aí eu fico com medo que aconteça o que me deu medo e esse post todo aqui deve estar canalizando um alto nível de bad vibes NOOOOOOOOO, eu preciso de alegria na minha vida, eu tenho um boy magia e 9inho pra conquistar.

*Mentaliza boy magia ME AMANDO POSITIVAMENTE, ATIVAMENTE E VEEMENTEMENTE*

Senão, gente, já pensou eu tendo que daqui um tempo, com a cara enfiada no meu inalador ou sei lá, num capacete preto, ter que encarar meu cachorro no olho e dizer "Joca, I'm your father"? 

Não considero uma opção válida.

**********************************************

PS: no post anterior teve gentes falando que queria minha linda mizade no feici. Pois é só estar adicionando aqui. A única coisa que eu peço é um "oi, milarga", pra eu saber de onde vocês vieram, pra eu não deixar a amizade pendente forever hahahaha.