terça-feira, 13 de outubro de 2015

alimentaçã saudável

capítulo de hoje - bebida

água com hortelã e limão

Xô começar aqui já me explicando:

1 - não estou dando dicas de dieta, muito menos cagando regra, vou contar como eu vivo minha vida.

2 - eu não acredito em radicalismo alimentar (a menos que envolva carne e azeitona e coentro, porque isso não é comida, é lixo).

Então, pra falar sobre bebidas, vou contar mais um aspecto ridículo da minha vida pra vocês. Eu tenho dificuldades extremas com comprimidos, ousseje, não consigo engolirlhos. Do dia que eu engoli meu primeiro comprimido com muito sofrimento até hoje, já evoluí bastante, mas não vou mentir pra vocês, dizendo "nossa, hoje é só pegar e tomar, facinho", porque é mentira.

No final de 2000 eu engoli meu primeiro comprimido. Era um anticoncepcional. Vocês todos sabem o tamanho que um comprimido desses tem? Um pouco maior que esse O aqui. Quando chegou o dia de tomar o bendito, eu passei mal da hora que eu acordei até o despertador tocar. Foi a primeira vez na vida que um médico falou "não tem alternativa em injeção e não dá pra amassar, tem que engolir inteiro". Na hora programada, me fechei no meu quarto com uma garrafa de água com gás e a cartela. Depois de 20 minutos, engolido. Uhuuu, que adulta.

Em 2005 eu tive um problema de nutrição e precisaria tomar 12 comprimidos por dia. Chorei sem parar no consultório, tentei explicar pro médico que não seria possível, mas não tinha alternativa. Lembro do almoço onde a rodada de remédios começou, do tanto que eu chorei, porque eu tive que tomar TANTA água com gás pra descer 6 comprimidos, que ficou impraticável almoçar.

Esse ritual permanece até hoje. Preciso de silêncio e isolamento pra tomar comprimidos. E, mais do que qualquer coisa, preciso de bolhas. Gás carbônico. Só que tem uma coisa que funciona bem melhor que água com gás e o nome dessa coisa é coca-cola. Enquanto um comprimido tomável leva meio copo de água com gás e um difícil leva uma garrafa, quase todos eles vão pra dentro com UM GOLE de coca. Então se você for na minha casa, é quase certo que vai encontrar uma garrafa de coca-cola na geladeira. Mas é mais certo ainda que essa garrafa será, no máximo, de um litro. Porque lá em casa é assim: a coca perde o gás de tanto ficar na geladeira.

*****

chá de hibisco

Vou dizer, é meio fácil parecer saudável quando você é eu.

Por exemplo, minha família (expandida) é engraçada. Meu vô comprava engradados e engradados de refrigerante, dava pra viver por 50 anos com aquele tanto de refri. Mas nunca, jamais, em tempo algum, se podia beber coca-cola na casa da família da minha mãe. Coca é veneno, é do capeta, é o mal liquefeito. Eu, por minha vez, odeio refrigerante de laranja e de limão, ODEIO, não bebo nem morta. De modos que sobrava um ocasional guaraná ou tubaína como opção. Mas como essas coisas são super doces e eu odeio sabor doce, bebia água mesmo.

Aí quando o pessoal ia fazer suco, quase sempre era laranjada e eu odeio laranjada. O barato já vem da natureza cheio de água, cê vai misturar com MAIS água e ainda tacar açúcar? Credo. Ou limonada de limão rosa, o único limão que deu errado. Eu realmente não entendo suco de fruta misturado com água, cêis vão ter que me perdoar. A não ser fruta que não vira suco, vira purê, tipo manga. De qualquer forma, eu não tomo.

E minha família família era pobre, então num tinha essa de bebidas industrializadas durante grande parte da minha vida.

Além de tudo isso, quando eu tinha 10 anos, descobriram que meu rim tinha morrido, blábláblá, não pode tomar sódio. Então, migas, o que sobra? Coca-cola. Sério, eu juro. Fora bebidas em que tá escrito ZERO SÓDIO, a bebida industrializada com menos sódio do mundo é coca. 

Suco de caixinha? Tem mais. Mais açúcar também. Suco de caixinha pra criança? Tem mais. Suco de garrafa. Adivinha. 

OUSSEJE: não tomo suco industrializado de.jeito.nenhum.

Fora o horror que eu não entendo como permitem que crianças ingiram: o refrigerante diet, light ou zero. Vocês que não são diabéticos, se odeiam? Odeiam seus filhos? Não dá refri, dá amor, cara. Bebe outra coisa. Eu juro que não entendo gente bebendo esse pesadelo em sódio e adoçante. Sério, vou acender uma vela na intenção das suas alma.

I não é só íssio, olha que incrível: eu sou alérgica a leite e tenho intolerância moderada à cafeína, mas ela é intensa quando vem do... café. De modos que eu não bebo nada que contenha essas duas coisas, em nenhuma hipótese HAHAHAHAHAHAHA. Nem no café da manhã? Não, meu amô, nem no café da manhã. Nem nunca.

Nossa, mas qqC bebe, então?

água na moringa

Água. Água com gás. Chá de infusão. Suco natural de meia dúzia de sabores. Ice tea da lipton e exclusivamente da lipton, porque é sódio zero. Coca-cola. Em ordem decrescente.

Até em casa? Sim. Até na rua? Sim. Sempre? Sim.

E inclusive tenho que evitar água mineral, porque meu monorrim ainda faz pedra. Heh.

NOSSA, QUE SEM GRAÇA!!!11

Calma que piora.

Eu tentei ser uma criança normal e me relacionar com o álcool. Igual todo mundo, eu bebi cerveja escondida, eu bebi smirnoff ice, eu bebi vinho. Um gole de cada, claro. E odiei. Diz meu irmão que todo mundo odeia álcool quando começa a beber, mas é insistindo que se aprende. Agora cê veja se eu tenho tempo na minha vida pra ficar insistindo em coisa ruim até acostumar. Não tenho. De modos que eu não ingiro álcool. Mas isso não quer dizer que eu não beba coisas alcoólicas. Isso quer dizer que eu não como comidas feitas com álcool também! Minha mãe faz bolo com conhaque. Não como. Trufa. Não como. Strogonoff quem faz sou eu, porque aí eu posso decidir quanto álcool vai e deixar cozinhando até evaporar, senão não como. 

E em datas especiais?
Não bebo.

E quando sai com o bofe num bom restaurante?
Não bebo.

E quando a vida tá uma merda?
Não bebo.

E quando...?
NÃO. BEBO.

Ô, fia, que vida chata a sua, né?
Não acho.

*****

chá de saquinho

Recentemente, descobri a alegria do mundo da água saborizada. É CLARO que não estou falando de água industrializada, sei nem como você pensou nisso.

Eu curto muito chupar limão (pois é) ou espremer limão num copo com pouca água, ou água com gás gelada. Não sei nem como levei tanto tempo pra pensar nisso. (Inclusive curto muito um dia que meu pai viu um copo que deixei na mesa da cozinha sem supervisão, cheirou, viu que era limão e bebeu, esperando uma deliciosa limonada. Era limão com água e só. Quase morreu hahahahahahhahaa).

Tenho pegado uma jarra, enchido com água gelada, espremido um limão e picado um galho de hortelã de fabricação própria. Gente, que delícia?

Outro dia eu comprei trezentas bandejas de morango e fiz uma aguinha de morango com limão e ó, maravilinda também.

Estou esperando a preguiça e a burrice me abandonarem, pra descobrir como descascar abacaxi. Já pensou uma água de abacaxi com ortelam? Deve ficar bom demais. Tô aqui passeando pelas internets, pra ver as sugestões que as pessoas têm de água com frutinhas, sério, não sei como vivi tanto tempo sem isso.

Resumo: 

Eu bebo: água, chá, suco natural, 01 tipo de chá industrializado e coca-cola.

Eu não bebo: refrigerantes em geral, refrigerantes ~sem açúcar~, suco industrializado de nenhuma especie, café, leite, álcool.

Se você já me viu bebendo alguma dessas coisas eu estava:

- tentando me matar;
- tentando agradar alguém;
- tentando ser educada.

Mas hoje em dia eu não faço mais esse tipo de coisa.

Se eu sou magra linda gorda nott? NEM DE LONGE. Mas a vida é assim mesmo, né? Aparentemente não se dá asa a cobra e etc.

Em breve, mais formas de ser saudável e permanecer horrorosa e marginalizada pela sociedade, ficam ligadinhos!

de vez em quando come doce? come! e bebe o que? ÁGUA