terça-feira, 2 de julho de 2013

becky blooming

título alternativo: como acabar com a mesada sem sair de casa

Eu tenho vários problemas na minha vida que não sei se são de classe média, se são da humanidade, se são da modernidade, se são psiquiátricos, não sei. 

Mas é que eu gosto de comprar coisas - porque eu gosto de ter coisas - mas eu não gosto de ir às lojas porque aí eu tenho que falar com pessoas, mas eu também não gosto muito de comprar sem ver, mas pra ver eu tenho que ir até a loja e às vezes eu não tenho tempo e... como vocês podem ver, um problema assim, que vai tirar o sono das pessoas mais sensíveis.

Ousseje: este post é pra você, amiga dona de casa, que acredita na sorte e nas medidas padronizadas, nas fotos e no próximo em geral e está querendo comprar online.

Eu sei que tem gente que tem medo de comprar online e eu adoraria ser uma dessas pessoas, porque eu economizaria por força maior. Vou dizer já: NUNCA deixei de receber alguma coisa que eu tenha comprado, de modos que eu não possuo traumas internéticos. É claro que um pouquinho de astúcia [/chapolin] ajuda na hora de escolher onde comprar, mas acho que hoje em dia tá bem mais bonito esse negózdi comprar na internet.

Masssssssssss, nem tudo é perfeito nessa vida, e eu vos digo: acho um saco que não exista em nenhum site a clareza da forma de entrega. Cê nunca sabe se seus presentinhos vêm pelos correios ou por entregador e eu acho que deveria existir uma lei universal obrigando as lojas a avisarem quais métodos de entrega usam e te deixarem escolher seu favorito.

Porque eu não sei vocês, mas eu trabalho o dia inteiro, no maravilhosíssimo horário comercial, ainda que funcionária pública. Eu não estou em casa das 8h às 18h. Todo mundo na minha casa trabalha. Eu moro na rua, tenho porteiro não. Também não tenho doméstica, mãe desocupada, vizinhos simpáticos, mordomo, robô ensinado, não tenho ninguém pra ficar lá de plantão esperando de 3 a 7 dias um entregador bater na porta. O que eu tenho é uma linda caixa postal que, obviamente, só aceita encomendas no sistema dos correios. De modos que eu não compro se a loja não tiver essa opção.

(Don't get me started em endereço comercial, porque eu trabalho num campus que NÃO.TEM.ENDEREÇO., nenhum inteligente acha esse lugar no espaço-tempo, tem 34897564837 prédios aqui dentro o quíntuplo de salas e bom, deu pra entender, né?)

Então assim: Lojas Americanas, não trabalhamos. Submarino, não trabalhamos. Fnac, não trabalhamos. Trabalhamos hoje em dia: Saraiva e Cultura APENAS E TÃO SOMENTE porque existe aquela linda opção de retirar na loja. Chega lá, um lindo me liga, eu cruzo a cidade e vou buscar. Prefiro isso a ter que explicar que não.tem.ninuguém.em.casa. ou ficar recebendo ligação de motoboy bem educado (RISOS) dizendo que meu endereço não existe e vai jogar minhas coisas no lixo (ALOAR, SUBMARINO! ESSA É COM VOCÊ!).

Tô pensando aqui 1) como vou lembrar de todos os sites em que eu compro e 2) em que ordem vou colocar essa maravilha.

Bom, loja grande assim, como as que eu já falei, todo mundo tem coragem de comprar, né? Acho que a única dica é: veja se seu podruto tá em estoque ou se é "sujeito à disponibilidade". Já fiquei três meses esperando um livro cujo prazo era de seis semanas. Custou apenas 15 real? Custou. Mas poxa vida, né? Haja paciência. Era melhor ter comprado num book depository da vida, que chegava antes.

Falando nisso: book depository - nunca comprei, mas já vi várias experiências positivas na internet e eu super compraria. Inclusive  tenho até wishlist.

Ebay e Mercado Livre

Eu já comprei nos dois. Minha mãe não compra em nenhum hahaha. O negócio é se guiar pelas qualificações, pela troca de mensagens do produto, pelo volume de vendas. No ebay eu já comprei roupa, bijouteria, cabo de celular, todo tipo de tranqueira. Nunca fui taxada, mas nunca fiz compra grande. A coisa mais cara que eu já comprei foi um casaco de US$30 que veio da china e levou 50 dias pra chegar. Também já comprei esses cabinhos de celular que levaram 4 meses pra chegar hahahaha. Já tinha até desistido. Tem que conferir também se o frete não é exorbitante e acaba destruindo a vantagem de comprar e se entrega no Brasil. Por exemplo: não é todo país que manda esmalte pro Brasil. Tem perfume que também não vem. Eu não compraria cosméticos sem olhar, mas tem gente que compra bem tranquilo: minha dica é SEMPRE olhar a qualificação do vendedor. Os melhores mandam até número de rastreamento pra você.

Mesma coisa com o Mercado Livre. Já comprei até máquina fotográfica analógica por lá, e ó que é um negócio complicado, porque pra você acreditar que tá como na foto E funcionando, precisa de muito desprendimento. Já comprei duas Zenit que vieram lindas, funcionando, super bem embaladas e com vendedores super atenciosos. Mas pra cada uma eu levei um mês pesquisando, conversando e negociando. Acho que é só ter cuidado e tudo dá certo. Mas também nunca ultrapassei 200 reais em compras lá, pra não ficar num grande prejuízo. Já comprei até copos super frágeis e chegaram todos e estão inteiros mais de 7 anos depois hahahhaa.

INTERNACIONAIS 


Nunca vou lembrar quem me recomendou esse site, mas fica aqui meu amor. Eu queria um par de brincos de TARDIS e não existia em lugar nenhum que entregasse no Brasil. No Etsy tinha. Ele funciona como o Tanlup daqui: é colaborativo, então tem 500 mil vendedores, que vendem produtos artesanais, na maioria. Eu sou a louca do Etsy. Adoro pra comprar bijuterias e coisinhas mais rústicas. Eu tenho uma menina dos balões do Banksy trabalhada na madeira, de um artista que faz váááários tipos de "desenho". Já comprei almofada, capa de celular, um monte de coisa e indico. É bom conversar com o vendedor antes, é bem simples de fazer isso (se você falar ingles heh) e eu nunca tive problema e tudo sempre chegou no prazo certinho prometido.


Eu só não comprei sapato lá, porque tenho muito pavor da numeração europeia. Cada sapato meu tem um tamanho, então eu prefiro sempre provar. Mas o resto da tralha que eu encontro nessa loja, eu compro sem medo. Uma vez eu fui taxada e não consegui atender a ligação deles, então minha encomenda voltou direto e o valor foi estornado imediatamente no cartão. Eu resolvi não recomprar porque fiquei emburradinha (poxa, tentaram uma vez só e eu estava ocupada), mas não tive nenhum prejuízo. E quem já atendeu essas ligações diz que o atendente fala na sua língua, ó que incrível.

Modcloth

Comprei um par de óculos lá, mas tem roupas e sapatos também. Chega tudo rapidinho e a embalagem é um amor. Tem uma vibe meio vintage, dá vontade de comprar tudo!

Society 6

Pra pessoas com tendências nerd, que gostam de cases de celular, quadros e camisetas diferentes, é uma alegria. Eu não sei quanto tempo leva, porque sempre alguém pede alguma coisa pra mim num pedido que já está fazendo, eu mal presto atenção. Mas chega, tudo certinho.

Gente, eu tenho muita certeza no meu coração que existem mais lojas pra onde meu dinheiro escoa impiedosamente, mas não estou lembrando nem encontrando registros. Em breve eu faço um volume II. O importante é lembrar que geralmente tudo que aceita paypal é amigo e que prazos de entregas internacionais são demoraaaados. E sempre é bom perguntar pros amiguinhos, sempre tem alguém que já tentou. As lojas a seguir são lojas em que ainda não comprei, mas onde tenho wishlist e vou comprar em breve.

New Look

Melhor loja que eu fui no UK. As estampas mais lindas, tamanhos de minúsculos a gigantes (do 0 ao 24!). Só não comprei mais coisa porque não.cabia.na.mala. Lembro de ter perguntado pra moça lá mesmo se tinha loja online e se entregava no Brasil e ela prometeu que sim. Tenho uma looonga wishlist lá.

Wicked Clothes

Tenho um colar e uma blusa eternamente na minha wishlist, porque os dólar tá caro, caro pra chuchu. Não é das lojas mais baratinhas, mas eu ainda vou botar a mão no bolso e adquirir meus tão sonhados podrutinhos.

Chemist Direct

Achei essa linda farmácia num momento de muita saudade da Boots, que não entrega fora do UK. Não fiz nenhuma compra lá por um único motivo: as duas coisas que eu queria, um batom e um esmalte, aparentemente estão proibidas de serem importadas pra cá. Quero morrer de catapora, viu? Mas tem um produtinho Garnier que encomendarei em breve. 01 medo: cotação da libra pro dólar pro real. Mas tenho fé na economia internacional.

Aliexpress

Esse é por suas conta e risco, ok? Eu tenho uma wishlist GIGANTE lá, mas ainda não decidi o que vem primeiro. Não aceita paypal e é na China, ou seja, demora. Todo mundo que comprou recebeu, mas tem sempre que lembrar que a roupa deles é minúscula (já comprei um XXL na China que veste um G bem magro) e nem sempre a cor e o acabamento são os da foto. Mas aquela coisa linda que você viu na Zara, na Accessorize, até na C&A, na blogueira rica, na blogueira que trata Primark como loja de luxo só porque comprou em Londres... tem no aliexpress por um décimo do preço. Todo mundo que eu conheço que pediu, recebeu. Mas.de.mo.ra.


NACIONAIS

Aqui, o que eu mais compro é bijuteria. Meodeos, quantos dinheiros são enfiados em metais não preciosos para fins de penduricalho.

Uma das minhas lojas favoritas é Laços de Filó. É lindo, tem preços ótimos e o atendimento é uma beleza. Eu gosto muito. Também sou fã das lojinhas hospedadas no Tanlup. Toda vez que eu quero alguma coisa mais diferentinha, eu boto lá na busca e compro. Nunca tive problema com nenhuma loja. Inclusive, já peguei muita promoção incrível e todo mundo entrega pelos correios. Só amor. Tem artesanato também. Tem de tudo. Também assino as news da Accessorize, porque eles fazem umas promoções sensacionais (tipo 70% de desconto, mais frete grátis, mais desconto no boleto) e eu sempre dou sorte de comprar as coisas que fico de olho. E sempre tem o que esgota na loja. E vem numa embalagem linda, chega rapidinho. 

Eu também compro muito sapato online, mas geralmente de marcas que eu conheço, que é pra não errar o número. Meu pé tem ossos super altos no peito, então mesmo sendo pequeno, tem sapato que só entra 2 números maior. Tipo Petite Jolie, eu só tenho sapatilha 38 ahahhahahaha. Alguns modelos de bota e All Star também só entram se forem enormes (e eu nem ligo). Melhor loja pra comprar all star: Loja Vírus. Óbvio que chega rapidinho em Curitiba, mas vem pelos correios, acho que chega rapidinho em vários lugares. Tem várias marcas de tênis e tem modelos que a gente não costuma ver nas lojas.

A dafiti também é básica hoje em dia, eu sempre compro lá. Só me estresso quando eles enviam meu pedido pra transportadora, mesmo eu avisando TODA VEZ que meu endereço é caixa postal. Já tive pedidos enrolados por semaaaaaanas, mas sempre recebi tudo direitinho no final. Pra tênis eu também gosto da Netshoes, tem um chat online bem eficiente pra dúvidas e eu também sempre recebi tudo certinho e rápido. Também tive boas experiências com uma loja desconhecida, que eu arrisquei benloca mesmo, Calçados Vila Nova

Outra loja em que eu compro sapato e todo tipo de tralha, é a Loja Unik. Quem é de Curitiba, recomendo ir na loja física, que é liiiiiinda. Pra comprar Melissa, eu sempre vou lá. Tenho 0 Melissas, o que é incrível, porque eu só compro pros outros.

Se tem uma coisa que eu gosto nessa vida, essa coisa é estampa. E a Emme tem os tipos que acertam meu coração em cheio. Vem tudo certinho e chega rápido. Eu prefiro comprar na loja, mas como só tem uma aqui e fica pra lá do cafundó do judas, às vezes eu compro online. Acho a numeração bem digna. As calças vão só até o 42, mas eu sirvo sempre nelas.  E uso o M nas blusas. Não compreendo, mas amo. Oremos.

Também já comprei muita tralha no Privalia, apesar de odiar a demora pra receber e a confusão que é com a entrega. Mas sempre tem uma blusa de 300 reais (que não vale tudo isso) e eu fico esperando até ela custar 59,90 lá hahaha. Tenho coisas lindas que eu esperei até a depressão e valeram muito a pena.

Sou crientchy do Enjoei há algum tempo e também sempre deu tudo certo. Nunca comprei nada muito caro, apesar de já ter achado que valia a pena o preço de um iphone, se eu não estivesse pobre. A desvantagem é que tem um de cada. Mas eu já cansei de "perder" coisa lá e achar no aliexpress por um preço 30 vezes menor. 

Eu.só.uso.relógio.com.coração. Um dia, vi um relógio lindo numa vitrine, mas tava uma fortuna. Procurei na internet e achei no mytime por menos de 100 dinheiros, com desconto de 10% no boleto AND frete grátis. Comprei 4 e não gastei o que gastaria em UM na loja ahahhahahaha. Vem tudo lindo, rápido e com garantia. Um deles veio com ponteiro solto e a assistência técnica arrumou na hora. E ainda trocou baterias de graça.

Aqui em casa são 3 mulheres, uma com a caixa de esmalte maior que a da outra. A gente divide, mas todo mundo quer seu próprio frasco hohoho. Eu compro muito na Speciallita, porque é 3free, tem quinhentas mil cores e frascos lindos, tipo os da Hello Kitty. Tem limite mínimo de valor, mas acho que não tira a graça. Dá pra chamar as amigas e dividir pedido :P

Pra quem gosta de fotografia analógica, eu recomendo a Lomography. Já comprei de chaveiro à câmera e vem tudo bem certinho. O frete costuma ser fixo e tem umas promoções de tempos em tempos, principalmente pra quem assina as news.

A Imaginarium é boa pra tranqueiras em geral, que a gente tá cansado de ver na loja. Eu também tenho wishlists (mas ainda não fiz nenhuma compra por motivos de: pobreza e indecisão) na Segredo do Vitório e Maria Presenteira. Já tive recomendações positivas de lá.

Eu sou a louca das festas e em tudo que é aniversário eu preciso de um tema. O que não acho nas lojas especializadas, compro no FestaExpress e até prefiro comprar online. Da última vez que tentei comprar tralhas em lojas de festas em São Paulo, nenhuma aceitava nenhum tipo de cartão, nem de débito. Acho deselegante.

*****

Óia, gente. O que eu lembrei tá aí. É bem capaz de vir um volume dois, a missão, o retorno, revolutions, porque eu vou acabar lembrando de mais só no futuro. Na dúvida, deem uma olhada nas fanpages da loja no facebook, que tem muita informação boa lá. Inclusive, se a loja for enrolada ou caloteira, tem um povão reclamando e você já fica esperto hohoho.

Mais dúvidas, só comentar.

Bgos e boas compras.

(Em breve, atualizações no já fui rica, porque essa pesquisa já aumentou minhas wishlists D:)